Uíza kiambote !

Meus irmãos, meus filhos e amigos. Este blog faz parte de um projeto que há muito tempo vem se construindo dentro de mim e que agora abre a porta do meu interior e voa com os ventos, sempre orientado por Kitembu, se assim tiver sido determinado por N'Zambi Apungu, nosso criador. Ele é uma homenagem àquele que me iniciou nos ritos do Candomblé de Angola.Meu Tata Mazinho do Boiadeiro, Tateto Ria Pambunjila Dia Ia Bomin, filho de Mercedes Moçambique, neto de Vicentina de Catinan e tataraneto de Lundiamungongo ( Manoel Ciriaco de Jesus ), fundador do clã Tumba Junsara, da raiz de Tombesi. Essa é minha linhagem que com orgulho e respeito compartilho com todos vocês. O corpo de meu pai veio a falecer no dia 26 de agosto de 2012. Seu espírito viverá eternamente entre o Ixi e o Duílo e dentro do coração de todos àqueles que tiveram a honra e a alegria de conviver com ele, pois foi isso que ele foi em vida, alegria. Inesquecível incorporado no meu pai Tiriri, no seu Mané Caçoada (grande curandeiro), exuberante nos Caboclos Boiadeiro e Serra Negra e indescritível no meu pai Pantera. Enfim, meu pai é tudo pra mim. Cheio de defeitos na sua humanidade e repleto de explendor e simplicidade na sua espiritualidade. Muitos o chamavam de "Filho do Diabo" devido a força e a intensidade dos seus trabalhos. Mas amigos, como era doce esse "diabo" ! Era só coração ! Imploro ao meu pai Ngunsu que me mantenha digna dessa linhagem e a Pambunjila : Ka tu Kambe !
Mametu Ria Nkisi Kasabarum

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As cores e os Jinkisi

AS CORES E OS JINKISI

Primeiro é necessário entender o que é cor. As cores não possuem existência material. Não são tangíveis, não possuem peso, são a interpretação do nosso cérebro à luz. A luz é a energia que ilumina o mundo logo os Mahamba emitem cor.
Cada energia vibra numa determinada frequência de onda e isso cria diferentes interpretações visuais sobre as cores. Algumas são visíveis, outras não.
Nossos Jinkisi portanto possuem cores diferentes que na Cultura Angola Bantu assim são interpretadas:

  • Pambu Njila e Mujilo - preto, vermelho e preto
  • Nkosi - azulão
  • Ngunsu - verde
  • Nzazi - vermelho e branco
  • Kitembo - branco
  • Katende - verde e branco
  • Telekunpensu - verde (fosco) e amarelo (crital)
  • Hangolo - amarelo e preto       Hangolomenha -  verde e amarelo
  • Ndandalunda - amarelo cristal
  • Kaiangu - vermelho cristal
  • Kaitumba - incolor cristal
  • Zumbaranda - lilás
  • Mina Lugando - coral
  • Mina Aganji - coral e amarelo
  • Kavungu - vermelho, preto e branco
  • Nwunji - cores variadas
  • Lemba - branco leitoso

Essas são as cores básicas mas existem outras combinações dependendo do caminho, isto é, da composição das energias de cada um.

Todo esse conjunto de energias carregam em si características próprias que acabam vindo a determinar a personalidade de cada pessoa conforme apresento a seguir:


 
 
 

Cada pessoa poderá desenvolver um ou mais dos traços positivos ou negativos dependendo do nível de evolução em que se encontre como também poderá ser afetado pelo ambiente em que foi criado, por exemplo:
Uma pessoa de Ndandalunda pode desenvolver uma personalidade otimista se tiver crescido num ambiente seguro como pode desenvolver baixa auto-estima e ser uma pessoa ressentida se criada num ambiente contrário. Pode parecer que isso aconteceria com qualquer pessoa em tais circunstâncias mas não é verdade. Se o mesmo ambiente for apresentado à uma pessoa de Kaiangu ao invés de desenvolver baixa auto-estima e resentimento, ela será agressiva e violenta, isto é, não vai se "encolher" vai partir para combatividade.
Se você já conhece seu campo vibracional principal tente identificar traços de sua personalidade no quadro acima. Se conhecer o principal e secundário, combine os dois.
Caso não conheça seu Hamba, tome o caminho da escolha das duas cores que mais lhe agradem ( essa escolha não necessariamente irá garantir que você carregue esses Mahamba) e compare com a personalidade que desenvolveu.
 

 

2 comentários: