Uíza kiambote !

Meus irmãos, meus filhos e amigos. Este blog faz parte de um projeto que há muito tempo vem se construindo dentro de mim e que agora abre a porta do meu interior e voa com os ventos, sempre orientado por Kitembu, se assim tiver sido determinado por N'Zambi Apungu, nosso criador. Ele é uma homenagem àquele que me iniciou nos ritos do Candomblé de Angola.Meu Tata Mazinho do Boiadeiro, Tateto Ria Pambunjila Dia Ia Bomin, filho de Mercedes Moçambique, neto de Vicentina de Catinan e tataraneto de Lundiamungongo ( Manoel Ciriaco de Jesus ), fundador do clã Tumba Junsara, da raiz de Tombesi. Essa é minha linhagem que com orgulho e respeito compartilho com todos vocês. O corpo de meu pai veio a falecer no dia 26 de agosto de 2012. Seu espírito viverá eternamente entre o Ixi e o Duílo e dentro do coração de todos àqueles que tiveram a honra e a alegria de conviver com ele, pois foi isso que ele foi em vida, alegria. Inesquecível incorporado no meu pai Tiriri, no seu Mané Caçoada (grande curandeiro), exuberante nos Caboclos Boiadeiro e Serra Negra e indescritível no meu pai Pantera. Enfim, meu pai é tudo pra mim. Cheio de defeitos na sua humanidade e repleto de explendor e simplicidade na sua espiritualidade. Muitos o chamavam de "Filho do Diabo" devido a força e a intensidade dos seus trabalhos. Mas amigos, como era doce esse "diabo" ! Era só coração ! Imploro ao meu pai Ngunsu que me mantenha digna dessa linhagem e a Pambunjila : Ka tu Kambe !
Mametu Ria Nkisi Kasabarum

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As folhas e os Jinkisi






Para falarmos de folhas precisamos entender o papel que elas desempenham não só para o nosso planeta  mas em todo o Universo. Pensemos em estrelas... Elas são a fonte de todo tipo de energia que conhecemos.

Toda forma de matéria contida em uma estrela, através da fusão nuclear de seus átomos são transformadas em energia que é liberada na forma de radiação eletromagnética com diferentes frequências num processo contínuo. Todos os elementos que conhecemos através do estudo da química são formados nas estrelas que, dependendo do seu tamanho, no decorrer desse processo poderá vir a explodir, espalhando pelo Universo todos esses elementos que são a base da vida. Logo, a partir da matéria, as estrelas produzem energia. Entrando em equilíbrio perfeito com o Cosmos, as plantas fazem exatamente o contrário: transformam a energia da nossa estrela, o Sol, em matéria, através da fotossíntese. As plantas não participam apenas dos processos transformadores em escala planetária. Sua importância vai além do nosso planeta.

As estrelas são portais que tem por finalidade difundir energia.
As plantas são portais que tem por finalidade materializar energia. Logo estrelas e plantas tem a mesma importância para o equilíbrio do Universo. Sem as plantas, que garantem a sobrevivência para todos os seres vivos, as estrelas não teriam o menor sentido.
As plantas além de ajudar a purificar a terra tem o dom de energizar nosso espírito e curar nossas mazelas materiais e espirituais.
Sem folha não há candomblé já que o maior poder da Cultura Angola Bantu está no conhecimento e reconhecimento da importância em se manter o equilíbrio da natureza.
 
"Temos nossa existência definida pela existência de outras existências. Eu, nós, existimos porque vocês e outros existem; tem um sentido colaborativo da existência humana coletiva.
Não temos Candomblés e Umbandas (Designando as diversas religiões de base africana) sem folhas; não temos Candomblés e Umbandas sem normas de respeito a natureza e as suas forças ou energias."
Henrique Cunha Júnior - NTU- 2010

 
Com os ventos da nova era é comum vermos pessoas abraçadas aos troncos de árvores numa troca explícita de energia; é comum observarmos pessoas conversando com plantas.
Vários experimentos comprovam que as plantas são seres de alta sensibilidade que reagem e interagem com o seu entorno. A natureza percebe as nossas necessidades. Se prestarmos atenção aos nossos vasos de plantas e canteiros observaremos que outras plantas germinam. Muitas delas em função das nossas próprias necessidades energéticas. É a inteligência universal se manifestando em prol do equilíbrio entre as diversas existências.
 
É inegável a capacidade de limpeza energética que provém da arruda, do guiné, da espada de São Jorge, da folha do maracujá, do peregum, da arueira, entre outros.
Dos dons divinatórios da sálvia, do lótus, etc...
Das curas de diversos males com simples chás de colônia, erva cidreira, erva doce, arueira vermelha, louro, marcella, boldo, alecrim, etc...
Quanto ao emprego em liturgia, falaremos mais adiante ao relacionarmos as folhas aos Jinkisi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário